quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Feira de profissões PUC-PR- Parte 2- Saúde

Oi queridas(os), tudo bem com vocês?
Hoje vim trazer a segunda parte da feira de profissões pra vocês, e essa é a parte que eu mais amei, a área de saúde <3 O curso que eu mais me interessei vou deixar pro final, e não foi biomedicina, porque não tinha lá, mas incrível também.



 BIOTECNOLOGIA




























Infelizmente, biotecnologia foi um curso que não me chamou tanta atenção, mas mesmo assim é um curso que envolve a saúde. Ele tem duração de quatro anos, sendo os períodos divididos em áreas de biologia, física e química. O campo de atuação é bem amplo, podendo atuar em empresas de biotecnologia, melhorando a genética de plantas e animais, em produção de enzimas, fermentações etc, pode atuar também em indústria de alimentos e bebidas, indústrias farmacêuticas, indústrias químicas, agroindústrias, cooperativas e empresa da área ambiental e de geração de energia, e duas outras áreas específicas de um biotécnico são as universidades e institutos de pesquisa e serviços de consultoria e atuação em empresas próprias.



ODONTOLOGIA 






O curso de odontologia é formado por nove períodos, que equivalem a quatro anos e meio. Durante os períodos o foco principal é a farmacologia e o estudo das regiões da boca (meio óbvio né). O campo de atuação não tem tanta coisa diferente do que já conhecemos. Um odonto pode exercer sua profissão em um consultório próprio, atuar em clínicas com caráter inter, trans e multidisciplinar, seguir uma carreira docente, atuar em saúde coletiva e na área de empreendedorismo.



MEDICINA







Quem nunca sonhou/brincou de médico? hahahaha 
Fui conhecer um pouquinho desse mundo de medicina e não me surpreendi tanto, não sei se foi pela menina que me informou sobre o curso, ou se foi porque eu já tava apaixonada por outro curso. Medicina como todos já sabem são seis anos, o que dá doze longos períodos hahaha, Óbvio que esses períodos são compostos por corpo humano, anatomia, endocrinologia, nefrologia... Parece fantástico! O médico pode atuar em áreas como pesquisador, pode ser médico em diversas especialidades (é essencial lembrar que além dos seis anos de curso existe a residência, que é o período em que você se especializa em uma área só, geralmente demora de dois a três anos), pode trabalhar como professor, administrador em saúde, médico perito, médico auditor e medico legista.

FARMÁCIA















 E por fim, a profissão que eu me apaixonei! Quando a gente escuta "ele é farmacêutico" o que nos vem a mente é um cara atrás do  balcão vendendo remédio, mas gente, é muito mais que isso! É bem mais que isso!
Ali em cima tem a imagem de uma célula ampliada, conseguimos ver as hemácias e as células de defesa do nosso corpo (glóbulos brancos).
O curso de farmácia são de cinco anos, com dez períodos. Os períodos envolvem: anatomia, fisiologia, parasitologia, histologia, muita química (tô ferrada), genética... enfim, um batalhão de coisas! As áreas de um farmacêutico são maiores do que nós pensamos! Eles podem trabalhar com medicamentos manipulados, farmácia odontológica, farmácia dermatológica, farmácia veterinária, farmácia pediátrica, farmácia geriátrica, farmácia oncológica, farmácia nuclear, farmácia fitoterápica, farmácia alternativa, farmácia hospitalar, farmácia homeopática, farmácia antroposófica, farmácia oftálmica e farmácia pública, além de poder atuar em áreas de pesquisa, como perito criminal, na área de estética (desenvolvendo novos produtos), pode ser acupunturista, entre mais áreas (sim, tem mais áreas). 
Eu simplesmente me encantei com tudo isso, olhar no microscópio me fez sentir um frio na barriga só de pensar que um dia pode ser eu, além disso nos proporcionaram fazer algo envolvido a estática. Ensinaram como fazer um creme e deixaram fazer o nosso (claro que nesse caso o aroma já estava pronto, mas podíamos escolher entre cinco). Essa experiência foi fantástica e estou muito animada para os próximos anos.


Bom gente, eu espero que vocês tenham gostado, e qualquer dúvida que eu puder ajudar é só deixar nos comentários.




5 comentários:

  1. E eu aqui...Não seii o que faço de minha vida HAHA :p
    Tô fora de coisas que envolve química HAHAHA ... Sou péssima!
    Bjuss e Seguindo ♥

    http://changeable-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou péssima em química também, mas tô tão encantada que vou me obrigar a ir bem hahaha

      Excluir
  2. Adorei o post , ficou super bacana !
    Amei seu blog e já estou seguindo !
    Vem conhecer o meu !
    Beijos
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bacana ❤❤
    Gostei do Blog :)
    Beijos e Boa semana !

    www.coisasdealisprick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir