quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Feira de profissões PUC-PR - Parte 1 - Exatas, Arte e Humanas

Oi queridos, nesse sábado (15/08) fui em uma feira de profissões lá na PUC aqui do Paraná, já que estou tão indecisa resolvi dar uma olhada em todos os cursos e vou passar um pouquinho das informações que recolhi lá.

Convidei meu namorado e minhas duas amigas para irem comigo. Aqui está algumas fotinhos nossas:














Vou falar centralizadamente do que eu acho que vocês querem saber, como a grade curricular e as áreas de atuação, também vou dizer algumas informações que as pessoas que cursam as áreas me contaram. Em cada curso recebia um folheto com algumas informações e as grades curriculares com cada matéria do curso.



ENGENHARIA CIVIL



Pra você conseguir aguentar e se dar bem num tipo de curso como esse, você tem que pelo menos gostar um poquinho de matemágica. O engenheiro civil pode atuar em seis principais: Construção Civil e Arquitetura, Estruturas, Hidráulica, Saneamento e Meio Ambiente, Estradas e Transportes, Geotécnica e Planejamento da Produção, podendo ser autônomo ou trabalhar em empresas de engenharias privadas ou públicas.
A grade curricular desse curso é composto por dez períodos, ou seja, são cinco anos de curso, cada período equivale a um semestre.
No primeiro período são apresentados as seguintes matérias: Desenho Técnico I, Filosofia, Geometria Analítica, Introdução à Engenharia Civil, Introdução ao Cálculo, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Topografia I e Atividades Complementares.
Nos outros períodos é a continuação de todas essas matérias e a inclusão de mais algumas como Física, Cálculo, Gestão Ambiental, Eletricidade Aplicada e etc.










ARQUITETURA E URBANISMO







Sinceramente eu amei o curso, as meninas que conversaram comigo foram super legais e contaram bastante sobre o que elas fazem. Disseram que você não precisa saber desenhar e ser genial na matemática. Matemática é básica e um pouquinho mais aplicada, e o desenho, o primeiro período que elas fizeram foi apenas desenho. Para o engenheiro trabalhar é essencial a presença de um arquiteto, uma pilastra no lugar errado, uma tomada onde não devia, é tudo responsabilidades do arquiteto. Arquitetura e Engenharia andam juntas.
As principais áreas de atuação é: Arquitetura de edificações, Arquitetura de interiores, Arquitetura e restauro e conservação de bens, Paisagismo e Urbanismo.
O curso é composto por dez períodos, ou seja, cinco anos de curso também. O primeiro período é puro desenho e história da arte, já os outros períodos tem mais aplicação. As fotos acima são miniaturas de plantas e móveis de locais, tudo feito pelo arquiteto.


 MÚSICA

Na verdade eu só fui em música pelo meu namorado que ama mais música do que me ama hahahahaha, eu não sei falar muito sobre esse curso mas é óbvio que no Brasil não há muita valorização, então a principal área é a educacional, sendo professor de escola de música, em ensino fundamental ou até mesmo em faculdade. Os períodos de músicas são compostos pela história da música, das grandes gravadoras, e mais coisas que só músicos entendem e são divididos em sete períodos, equivalente a três anos e meio de curso. Como eu não toco nada eu não saberei falar muito, mas qualquer dúvida deixa nos comentários que eu peço pra ele me ajudar a responder.

















DESIGN DE MODA








O Design de moda trabalha não apenas com costuras, mas sim desenhos, vendas e etc. Os principais campos de atuação são: Desenvolvimento e criação de produtos de moda, Estamparia, Pesquisa de mercado, Modelagem plana e tridimensional, Produção de moda (desfiles, catálogos, etc), Fotografia de moda e Consultoria de moda. Você não precisa entrar sabendo costurar, isso tudo você vai aprender durante o curso. O primeiro período do curso ensina a história da moda e as técnicas de desenho para aprendermos a fazer croquis de diversas formas e os outros são a continuação e aprimoramento do primeiro. Design de moda é composto por oito períodos, que da um total de quatro anos de curso.  Quem me conhece sabe que moda e beleza sempre foram um sonho pra mim, e que faria qualquer coisa que envolvesse isso, e cada dia que passa só me encanto mais com todo esse mundo de glamour.


PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Mesmo tendo uma prima que atua nessa área não conheço muito sobre. O curso exige muita criatividade, o que falta pra mim. Os campos de atuação são de enorme quantidade, como agências de publicidade, produtoras de áudio e vídeo, gráficas, veículos de comunicação, agências de promoção e eventos, empresas de marketing direto, comunicação digital e assessorias e consultorias.
O primeiro período auxilia a mexer com programas de edição, ensina a fotografia, estimula a criatividade para que nos próximos períodos não tenha tanta dificuldade, pois ele irá ser a continuação do primeiro. O curso tem durabilidade de quatro anos ou seja, oito períodos. Se tiverem dúvidas sobre o curso podem deixar nos comentário que eu peço auxilio para minha prima.














JORNALISMO


Por coincidência tenho uma prima que também cursa Jornalismo e é ótima no que faz, faz com muito amor, e já teve algumas matérias publicadas na mídia. O jornalista pode atuar em diversas áreas, como jornais (impressos ou on-line), revistas, emissoras de televisão e de rádio, meios digitais, assessorias de imprensa e de comunicação em organizações públicas e privadas. Infelizmente, o fôlder não veio com a grade de matérias e nem com os períodos, então não vou ter muito o que falar pra vocês, mas como já disse, minha prima é muito boa no que faz e pode me ajudar a responder qualquer dúvida que vocês tiverem.
















HISTÓRIA







E por fim, mas não menos importante... O panfleto de história era do ano passado, então não vinha com a grade curricular também, mas vem os campos de atuação indicados, a sala de aula ainda é a melhor opção em questão de maior sucesso, mas também está dentro da televisão, do cinema, no jornalismo, em empresas, museus, arquivos e no mercado editorial. E sinceramente não conheço muito do curso, mas acho que quem tem interesse sabe, e os campos de atuação já ajuda mais um pouco.




Eu fico por aqui pra não ficar tão cansativo. A parte 2 eu vou trazer as áreas de saúde que eu visitei, e o curso que eu mais me encantei. Até o próximo post!



2 comentários:

  1. Guria, ano passado fui na feira e temos os gostos muito parecidos. Lembro de ficar em dúvida entre Jornalismo, Arquitetura, Arte e Design Gráfico. Escolhi Jornalismo, é amor. Mas não entrei, hahah.
    Beijos, http://biarori.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Moça, essa feira parece ser muito interessante e super gostosa de se visitar! Cada profissão mais interessante que a outra, ahah Música e Designer ::: <3
    Beijos,

    http://lrimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir